Regras Gerais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regras Gerais

Mensagem por Stardust em Qua 21 Nov - 21:35

Regras Gerais

"E esta é a Lei das Selvas,
Tão antiga quanto o céu e quanto o céu tão vera.
E o lobo que a transgride decerto sucumbe
E o lobo que a segue decerto prospera."
(Rudyard Kipling)


As chamas crepitavam, estalando alto o suficiente para serem ouvidas apesar dos múrmuros e conversas da multidão que começara a dispersar. O odor de carne queimada dominava todo o lugar, mesmo com o vento frio de outono, levando alguns a sentirem-se enjoados. A fumaça subia em direção ao céu que começava a escurecer, revelando as primeiras estrelas da noite. Os gritos haviam parado há alguns minutos e apesar da torcida de alguns que algo sobrenatural acontecesse, que a fumaça tomasse uma forma demoníaca ou que o chão se abrisse, fazendo o próprio demônio vir buscar uma alma que o pertencia, nada acontecera. O corpo dela estava lá, preso a um mastro de madeira, sendo carbonizado pelas chamas crescentes. Estava feito. A bruxa estava morta. O espetáculo chegara ao fim e todos dirigiam-se aos seus lares. Exceto ela.

Ignorando os olhares desconfiados de algumas pessoas da multidão, ela permanecia lá parada, observando, enquanto as lágrimas deslizavam pelo seu rosto. Era uma garota jovem, no final da adolescência, cabelos louros quase brancos, olhos cerúleos e de estatura baixa. Trajava uma camisa branca de mangas longas, com um colete azul e uma longa saia azul. Mordia os lábios numa tentativa de não cair em um choro alto, mas não conseguia conter as lágrimas e provavelmente seu nariz estava vermelho. Mas não choraria alto. Não daria esse gosto para os assassinos de sua mãe. Ela nunca fizera mal a ninguém, sempre usando suas habilidades para ajudar os outros... Como eles puderam esquecer isso?

— Não importa o quanto o tempo passe, esse odor e os gritos sempre retornam em seus piores pesadelos...

A garota olhou para a pessoa parada ao seu lado. Uma mulher, um pouco mais velha que ela, trajando um vestido longo verde escuro, com uma faixa vermelha na cintura e um manto com capuz para proteger do frio. Tinha os cabelos escuros, em contraste com seus olhos claros e pele com sardas. Ela tinha um sotaque carregado, mas havia algo no tom de voz dela que chamou a atenção da garota. Não era um tom de julgamento, nem parecia um tom de condolências ou pêsames. Era mais como se a mulher pudesse realmente entender o que a garota sentia naquele momento. E ela tinha a leve impressão de que não era por pura empatia...

— Peço desculpas pelo meu comentário invasivo, não pude evitá-lo. — a mulher prosseguiu. — Meu nome é Katarina Punasuomalainen. Você por acaso seria Lina Nypan? Um de seus irmãos disse que poderia encontrá-la aqui... E a forma como ele descreveu, acho que seja você.

A garota levou as mãos aos olhos, deixando escapar uma fungada, antes de responder. Pelo sobrenome, aliado ao sotaque carregado, ela tinha certeza absoluta que Katarina não era dali.

— Sou. O que quer comigo?

A mulher ergueu levemente a cabeça e Lina pôde vê-la percorrer todo o lugar com o olhar, girando sutilmente a cabeça pros lados como se estivesse procurando por algo ou alguém. Após ter a certeza que desejava, baixou o tom de voz e disse:

— Estou aqui para falar das suas... habilidades.

— Não sei do que a senhora está falando! — a garota arregalou o olhar, dando um passo pra trás. — É melhor eu ir, está escurecendo e...

— Você já foi marcada como filha de uma bruxa por eles. É questão de tempo até que venham atrás de você também. — Katarina a deteve, segurando o braço dela.

— Minha mãe não era uma bruxa! — as lágrimas voltaram a abrir espaço nos olhos de Lina e o tom de voz baixo só não aumentou devido ao choro que tentava sair, abafando suas palavras. — Me solte!

— Não, não era. Mas você não pode negar que ela tinha habilidades... Assim como você.

— Não sei do que você está falando... — Lina tentava soltar o braço, mas a mulher parecia bem forte para alguém do porte dela.

— Sabe sim, Lina... — Katarina respirou fundo, procurando ver se a cena não estava chamando a atenção. — Está bem. Olhe seu braço.

A garota olhou para o braço, vendo que a mão de Katarina estava apenas rente a ele. O que a prendia era uma vinha de folhas, que saia da manga longa do vestido. A vinha recolheu-se pra dentro da manga, soltando Lina. A garota piscou os olhos, enquanto a mulher dava um meio-sorriso, olhando ao seu redor. Não queria chegar a esse ponto, mas com a impulsividade da juventude da garota, não tivera alternativa.

— Você... a planta... como... — Lina balbuciava surpresa. Durante toda a vida dela, sabia apenas da mãe que possuía habilidades especiais e, ainda assim, era de cura. Nunca vira algo como aquilo antes.

— Eu também tenho minhas habilidades, Lina. E por isso eu vim buscá-la, antes que algo pior aconteça a você.

— Buscar-me?

— Sim, há um lugar para pessoas como nós. Fica a sudeste daqui, do outro lado do Mar Báltico. Lá você estará protegida. — a mulher percebeu o olhar que a garota deu em direção à fogueira. Reconheceu o olhar da garota, ela já passara por aquilo... Quase podia ver os pensamentos tomando forma, “Por que você não veio antes?” e “Por que você não salvou minha mãe?”. Como ela explicaria a decisão da mãe de Lina? Teria que quebrar as instruções dadas pela mulher, mas era a única forma. Se fosse com ela, seria a única forma de aceitar essa decisão. Retirando um papel de dentro do decote, entregou à garota. — Ela disse que tinha te ensinado a ler...

— É a letra de minha mãe. — falou a garota pegando a carta.

— Sim. Ela pediu que entregasse a você quando estivéssemos fora da cidade, mas... Acho que talvez agora seja mais adequado.

— Ela sabia sobre esse tal lugar?

— Sim. Eu estou aqui a pedido dela. — Olhando ao redor, viu que restavam apenas os guardas no lugar da execução e aparentemente desconfiados das duas que permaneciam paradas ali. — Melhor irmos andando, os guardas já estão estranhando nossa presença.

As duas começaram a caminhar, de volta à cidade. Lina deu uma olhada pra trás, cerrando o punho ao ver as chamas ainda consumindo o corpo de sua mãe... Katarina pôs a mão no ombro da garota, procurando demonstrar que ela não estava mais só naquilo. A mulher sabia bem o que a garota estava passando, não tinha como esquecer da execução da sua mãe, Marketta Punasuomalainen, alguns anos antes. E ela só se salvou quando vieram atrás dela porque, por sorte, alguém como ela estava de passagem por Vaasa. E ele tinha contatos influentes, o suficiente pra inocentá-la, bem como ao pai dela. Sempre se perguntara se ele tivesse passado um ano antes, se sua mãe poderia ter sido salva... A mãe de Lina conhecia sociedades secretas, como a Kompass Kort, da qual ela fazia parte.

— Tome cuidado e não deixe que essa carta caia nas mãos de ninguém, entendeu? Nem mesmo dos seus irmãos.

A garota acenou assertivamente, colocando a carta por dentro da blusa. Esperaria encontrar um lugar seguro pra poder ler, naqueles tempos de paranoia, certamente aquilo poderia condená-la à fogueira. E por mais que Katarina buscasse demonstrar boa vontade e empatia com ela, só tomaria sua decisão após ler a carta.

— Eu vou pegar minhas coisas e estarei esperando você no portão sul da cidade, caso decida ir. Você tem até a lua estar acima da linha das montanhas, não vou poder esperar mais do que isso... Mas antes de ir, é preciso que você entenda que há regras a serem seguidas e se pretende chegar em segurança, deve conhecê-las e segui-las, certo?

Regras Gerais escreveu:Regras Gerais

Olá,

Sejam bem-vindos ao Stardust. Este RPG de fórum tem como objetivo ser um lugar para se jogar, em um universo fantástico, mantendo o respeito entre os jogadores, sem stress, sem pressão, sem conflitos, de forma descompromissada e, acima de tudo, divertida. Essa proposta se deve ao fato da maioria dos envolvidos estarem comprometidos com compromissos da vida real, como estudos, trabalho, vida familiar, vida amorosa e outros aspectos da mesma, não possuindo tanto tempo livre pra uma dedicação integral e exclusiva ao jogo, utilizando-o como um hobby para divertir-se em seu tempo livre – não como um compensador de frustrações da vida real, como costuma acontecer com quem esquece que isto é apenas um jogo.

O Stardust também possui como proposta a de ser um jogo colaborativo, em que todos os jogadores são colaboradores, contribuindo para o enriquecimento do jogo, não somente com postagens em on, mas com postura em off. A Rhythm Section atuará em momentos necessários, mas cada membro da Melody Section é responsável pelo lugar, devendo zelar pelo fórum e, principalmente, manter o clima de cordialidade entre os jogadores. Todos devem partir do princípio que a maioria aqui está velha demais, com muitas coisas ocupando seu tempo, como relacionamentos, trabalho e/ou faculdade, bem como que a maioria aqui está cansada demais pra ficar dando soco em ponta de faca por causa da egolatria de um ou de outro querendo suprir carências e falta de autoestima na vida real através do fórum. Nós partimos do princípio de que o RPG é algo saudável e pra se divertir, mantendo o respeito ao próximo.

Por fim, partindo da premissa de que cada membro do Stardust é um colaborador o fórum possui também como proposta de ser um lugar criado por todos para todos. Um colaborador da Melody Section pode contribuir com material para o jogo, fazendo acréscimos e enriquecendo-o, como é comum em listas de discussões ou fóruns de material de jogos. Seguindo os procedimentos adequados, criados para evitar confusões e manter o material sem sair da proposta original, é possível realizar contribuições, auxiliando para o desenvolvimento do fórum.

Por fim, é visando evitar confusões e problemas que o fórum possui algumas regras gerais, que deverão ser seguidas para a manutenção de um jogo saudável.

Respeito: Essa é a base do Stardust. Todos devem respeitar os outros, acima de tudo. São permitidas discussões sobre temas variados, apresentando pontos de vista argumentativos e tudo o mais, desde que respeitando a opção do outro. Portanto, não serão permitidas menções direta ou indireta que ofenda um credo, uma etnia, uma sexualidade e valores de outro jogador.

Legalidade: Apesar de haver o respeito por crenças e valores diferentes, não serão permitidas apologias às práticas ilegais, tais como pedofilia, estupro, suicídio, racismo ou outras consideradas ilegais pela legislação brasileira.

Classificação: A classificação do fórum é NC-15, permitindo o uso de cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves, com apenas menção. Ou seja, não são permitidos no fórum imagens ou descrições detalhadas e explícitas de: violência, forte linguagem agressiva e tema adulto. Cenas fortes e impactantes são proibidas.

Flood: Nas postagens em on, evitem posts com menos de 25 linhas, pois será considerado flood – o que não quer dizer que deva “encher linguiça” até ter 25 linhas ou 7 páginas, isso continuaria sendo flood. Um post não-flood é aquele que além de ter mais de 25 linhas, explora a cena do seu personagem, suas emoções, movimentos, intenções, pensamentos e falas, mostrando que o personagem tem uma vida própria e que aquela postagem tem uma contribuição à trama daquele personagem.

Dinamicidade: Evitem posts com mais de uma página e meia. Não, não é algo proibido, mas pura e simplesmente a maioria não tem tempo pra ler coisas extensas e deseja postar interagindo. Um post muito longo dificulta isso e na maioria das vezes, até dificulta a resposta – porque quem vai responder tem de ler tudo e pensar em tudo. O post tem que ter uma razão pra existir ali, contribuir pra trama do personagem ou dos personagens com quem ele se envolve naquela ação. Se você procurar postar sua resposta apenas, sem colocar a fala do coleguinha nela, esperando essa fala quando o coleguinha postar, verá que o post fica mais curto e dinâmico. Por critério de organização, no topo de cada post deve haver um quadro com um pequeno resumo do post – o seu post resumido em, no máximo, cinco linhas – bem como o dia e a hora, em on game, que ocorre aquela postagem.

Gramática: Até tem algumas pessoas no fórum que são professores ou estão cursando Letras, mas eles não ficarão corrigindo até a última vírgula ou dizendo se o objeto da frase é direito, indireto ou está no predicativo do sujeito whiskhy sache... Ainda assim, revise a postagem. Escreva no Word, que o corretor automático ajuda a diminuir os erros ortográficos e gramaticais. Não será permitido a linguagem de sms ou a linguagem de internet nas postagens em on, exceto em casos especiais, como os que façam alusão à mesma em on.

Jogo: O Stardust é apenas um jogo, seus personagens não são reais e você não é seu personagem. Então aprenda a separar a realidade do jogo, não levando pro lado pessoal as coisas que acontecerem em on-game. Não serão permitidos flames, nem bullying por parte dos jogadores com outros jogadores. Lembrem-se da primeira regra, a do “Respeito”.

Offgame: O Stardust tem o Honky-Tonk, uma sessão apenas para coisas off’s, usem e abusem dele, mas não fiquem postando coisas off’s na parte em on-game. No máximo, uma notinha ou um quote no post on, mas nada de posts completamente off’s, ok? Vamos zelar pela organização do lugar.

Narrando: Por mais empolgante que seja e que se deseje agilizar o andamento da situação, é proibido postar ações e falas de outros personagens em sua ação. Isso é um RPG, não um conto. É possível combinar ações com outros jogadores, embora só seja recomendável isso com alguém que você tem sintonia pra combinar – ações má-combinadas mais tendem a causar conflitos do que colaborar, acreditem. Ações que envolvam NPC’s presentes no “Apoio” depende da autorização do uso do responsável pelo NPC – caso o NPC não possua um responsável, o uso é liberado desde que mantenha a lógica com o que está descrito na ficha do NPC. Ações que exijam a rolagem de dados, cujos resultados dependem da análise de alguém da Rhythm Section serão feitas via Modal – exceto em casos de RP’s Jammen e Mainstream, em que um baixista esteja responsável pela mesma. Qualquer postagem de outro personagem no seu post deve ter a autorização do jogador do mesmo, independente de ser combinado ou não.

Sistema: O Stardust tem um sistema numérico, o DK20. Apesar de você não precisar ler todas as regras pra entender como ele funciona, é preciso ter noção dos limites do seu personagem através daquelas regras, para manter coerência. Se seu personagem tem Força 0, ele não levanta 100kg enquanto está malhando ou se seu personagem vive gastando muito dinheiro ele tem de ter o feito “Benefício: Riqueza” em, no mínimo, uma graduação. E por aí vai, o pessoal do RPG está sempre atento pra responder dúvidas sobre o assunto, então não se preocupe. Smile A ficha numérica é obrigatória, bem como o link da ficha deve ser inserido na assinatura do personagem, facilitando a vida dos baixistas.

RP: O sistema de postagem é de RP. Os jogadores poderão criar tópicos na Hit, onde a interação será realizada de acordo com a forma desejada pelos envolvidos. Ao abrir uma RP deve-se colocar na descrição do tópico a data, hora e lugar, em on-game, que acontece aquela RP, bem como entre parênteses se é uma RP Aberta (em que qualquer pessoa pode participar) ou Fechada (em que somente as pessoas listadas pelo criador do tópico podem participar). Caso seja uma RP Fechada, no quadro de resumo (o quadro que contém um resumo do post, bem como data e hora em on-game que ocorre o post) deve estar especificado quem são os participantes. Pra participar de uma RP Fechada que não tenha o seu nome, é preciso entrar em contato com o criador da RP e ele autorizar no quadro-resumo a inserção do novo participante. Ser uma RP Fechada não impede que NPC’s de Apoio, coordenados pela Rhythm Section, entrem nela caso as ações sejam “desmedidas” – se você explodir um banco, a polícia certamente irá aparecer. RP Fechada não é sinônimo de mundo paralelo. As descrições dos lugares poderão ser encontradas no tópico “Compasso” e devem ser respeitadas. Para mais informações sobre RP’s, consulte o tópico “Rhythm & Blues” na Melody Section.

Seqüência: Crie a Masterlista do seu personagem. Isso ajuda a quem tem interesse a acompanhar as postagens e tramas do seu personagem. Para mais informações, leia o tópico “Chorus” na categoria “All Stars”.

Gráfica: Avatares devem ter tamanho máximo de 200 pixels de largura e 350 pixels de altura. Imagem "banner" de Assinaturas não podem ultrapassar 500 pixels de largura e 300 pixels de altura, sendo permitida apenas uma imagem "banner" por Assinatura – imagens menores são permitidas, desde que com bom senso. As imagens não devem ter conteúdos de tema adulto, violência explícita, nudez e ofensivas. No caso de imagens de avatares e assinaturas, a classificação é NC-13. Procure usar um Photoplayer que corresponda à idade do seu personagem, pra que haja coerência.

O Stardust parte do princípio de que seus membros já são experientes em jogos de RPG de fórum e adquiriram o bom senso natural à comunidade dos jogadores. Por esse motivo, decidiu-se optar por regras mais enxutas, com tom de norteamento, havendo acima de tudo o bom senso como imperativo. Mas, caso isso não aconteça, esse tópico de regras será editado e novas regras serão adicionadas. É importante, portanto, ficar atento ao Break, o tópico de avisos, porque não saber sobre a regra não isentará ninguém de nada – posts que não se enquadrem no modelo descrito nessas regras poderão ser deletados sumariamente, bem como imagens de avatar e assinatura inadequadas removidas sem notificação e perfis bloqueados ou deletados se o jogador não respeitar as regras. No momento em que foi feito o cadastro no fórum, você está se comprometendo a seguir as regras acima e a aceitar a proposta do fórum. Caso alguma regra nova surja ou seja alterada, o fato de você continuar assume que você está concordando com a mudança feita. Por demais, sejam todos bem-vindos e que comece a diversão!

Let’s JAM!

Atenciosamente,
Stardust

avatar
Stardust

Masculino Libra Cachorro Idade : 35
Mensagens : 103

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum